Alimentos Que Curam

A alimentação do estilo de vida que levamos dizem muito sobre nós. E refletem o nosso estado físico e mental, e se somos realmente saudáveis ou não.

Os alimentos sempre foram usados de forma terapêutica, podemos constatar isto em culturas antigas e milenares. Há milhares de anos ,os nossos antepassados, usavam os alimentos para resolver todo tipo de problemas de saúde.

Deve recordar-se da sua avó, ou da sua mãe, que tinham sempre aquela mesinha caseira , como tipicamente chamamos, para tratar uma constipação, uma dor de garganta ou até mesmo uma dor de cabeça. Os alimentos tem realmente esse poder, não servem apenas para nos alimentar. Eles são capazes de nos curar, e prevenir doenças. Daí ser tão importante uma alimentação rica nutricionalmente.

Por ser tão importante termos consciência do poder dos alimentos, deixamos aqui algumas sugestões alimentares, para alguns problemas de saúde mais comuns.

Como é óbvio, deve procurar ajuda médica em qualquer alteração a nível da saúde. Mas apenas queremos ajudar o leitor a complementar a resolução destas alterações com a ajuda de alguns alimentos, que pode adicionar ao seu regime alimentar.

Menopausa

As alterações sofridas na menResultado de imagem para Menopausaopausa são um problema cada vez mais comum. É possível minimizar os sintomas mais desconfortáveis, através do acrescento de alguns alimentos. Deve tentar reduzir os açúcares, o consumo de produtos animais, e estimulantes. Dê preferência aos cereais integrais, como o arroz integral ou a massa, vegetais verdes ou feijão de soja. Os cogumelos shitake também podem ser uma grande ajuda a diminuir os sintomas.

 

 

Problemas Digestivos

Existem diferentes alterações do aparelho digestivo, e em todas é necessário ser acompanhado por um clínico especializado e ter alguns cuidados com a alimentação. No entanto, decidimos deixar aqui alguns alimentos que podem ajudar a reduzir alguns sintomas.

Os cereais integrais são óptimos aliados, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Bons exemplos disso são o Millet, o arroz integral, a cevada, o trigo-sarraceno entre outros. Os vegetais são ricos em água, sais minerais, vitaminas e enzimas, principalmente os vegetais redondos e doces, verdes, amargos e raízes. São exemplos a abóbora, cebolas, cenoura, couves, grelos, brócolos, nabiças, agrião, nabos entre muitos outros.

As leguminosas , fortalecem a flora intestinal e eliminam gorduras e toxinas, são fontes ricas em aminoácidos, por exemplo as favas, às lentilhas, o feijão, o grão e as ervilhas.

As oleaginosas como as sementes de linhaça, girassol, abóbora e chia, contém ácidos gordos essenciais, como o ómega 3,6 e 9. Regulam o sistema peristáltico, tem fibras, minerais, e tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória.

O consumo de fruta também é importante, sempre entre refeições, são excelentes por conterem grandes quantidades de água e enzimas. Alguns exemplos são a maça-reineta, alperces, ameixa, nectarinas e pêssegos. Entre muitas outras.

Se tem restrições médicas devido a alguma alteração do sistema digestivo deve ter atenção aos alimentos que consome.

 Resultado de imagem para Problemas digestivos

Obstipação

É um problema terrível que pode ser causado por diversos factores, um deles a má alimentaResultado de imagem para Obstipação:ção e a pouca ingestão de água.

Pode usar com frequência o arroz integral, vegetais verdes de rama, sopa de miso, feijão azuki, algas também são uma excelente opção, principalmente a alga wakame. Evite o consumo de farinhas no forno tais como o pão, bolachas etc.

 

Inchaço e Retenção de Líquidos

As principais causas do inchaço ou retenção de líquidos são o consumo excessivo de açúcar, alimentos crus ou muito frios, consumo excessivo de lacticínios, aves, ovos e produtos químicos. Falamos sempre de consumo excessivo e não de forma equilibrada.

Os alimentos que deve preferenciar é o Millet, é considerado o cereal mais indicado para promover a acção do sistema linfático. Vegetais, principalmente os redondos podem ser consumidos em abundância. O Kuzu, uma raiz selvagem vendida sob a forma de pó granulado, é excepcional para melhorar o sistema linfático no geral. O gengibre pode ser utilizado de forma equilibrada, e nunca diariamente, aliás pode esfregar o corpo com gengibre, durante o seu banho, para promover a circulação linfática e sanguínea.

Resultado de imagem para Inchaço e Retenção de Líquidos

Amenorreia

Amenorreia é a ausência de menstruação. Pode ser bastante prejudicial para a Resultado de imagem para Amenorreiasaúde da mulher e do seu aparelho reprodutor. Para auxiliar neste problema pode ingerir arroz glutinoso, aveia e peixe branco. As raízes também tem bastantes benefícios para este tipo de problema, os temperos como o cebolinho ou o gengibre também são bastante benéficos. As folhas de rama como a do alho-francês podem ser incluídas na alimentação.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos