AutoConhecimento

“Na escala certa, uma pessoa pode dizer qualquer coisa. Na escala errada, nada.

A única parte delicada é o estabelecimento da escala.”

                                                    GEORGE SHAW

 

Não se consegue deixar de notar o quão diferente as pessoas reagem às mesmas coisas. Ao contar uma história para motivar uma pessoa ficará transfigurada, outra ficará aborrecida de morte. Ao contar uma piada uma pessoa ri-se às gargalhadas, ao passo que outra não move sequer um músculo. Porquê que as pessoas reagem de modo tão diferente a mensagens idênticas?Você não é as suas reações - Parte 1 - Lojong

Porque é que uma pessoa vê o copo meio vazio e a outra meio cheio? Porque é que uma ouve uma mensagem e sente-se cheia de energia, excitada e motivada enquanto outra ouve exatamente a mesma mensagem e não reage de todo? A citação de Shaw está totalmente certa. A mensagem mais inspiradora, o pensamento mais perspicaz, as críticas mais inteligentes são absolutamente inúteis a não ser que sejam entendidas, quer intelectualmente quer emocionalmente.

Apesar das situações poderem variar há uma estrutura consistente de como as pessoas entendem as coisas e organizam o seu pensamento.

O primeiro passo envolve mover-se em direção a algo ou mover-se para longe.

Todo comportamento humano gira em torno do ímpeto para conquistar prazer ou evitar dor; você afasta-se do fósforo aceso para evitar a dor da queimadura, mas senta-se e observa um belo pôr-do-sol porque tira prazer do espetáculo celestial glorioso à medida que o dia se transforma em noite.

Algumas pessoas tendem a ser energéticas, são curiosas e correm riscos. Podem sentir-se mais confortáveis a mover-se em direção a algo que as entusiasme. Outras tendem a ser cuidadosas, ponderadas e protetoras, veem o mundo como um sítio perigoso. Tendem a empreender ações para longe das coisas que as podem magoar ou ameaçar e não em direção a algo entusiasmante.

Para analisar o seu perfil e descobrir de que forma se move faça-se estas perguntas:

-O que quer numa relação?

-Numa casa?

-Num automóvel?

-Emprego?

-Ou outra coisa qualquer.

Observe o que irá responder, a sua resposta é o que QUER ou o que NÃO QUER?

 

LEMBRE-SE: Um automóvel pode viajar pelo mesmo caminho em primeiraPASSOS DE GIGANTE 63/365 marcha ou marcha atrás. Depende apenas da direção que está virado.

Perceba qual a sua programação mental e empreenda as atitudes certas para se aproximar do seu prazer e afastar a sua dor.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos