Como lidar com a ansiedade e medo durante a quarentena

Os últimos dias não têm sido fáceis, principalmente emocionalmente.Com todas as notícias e informação que recebemos. O vírus, a economia e o facto de estarmos em casa sem poder sair podem causar ansiedade, medo e incerteza sobre o futuro. O facto de estarmos em isolamento social pode dificultar a gestão das emoções.
Por esta razão, deixamos alguns conselhos para que se mantenha equilibrado emocionalmente, e o período da quarentena sirva para evoluir, aprender, ajudar e amar.


Tenha em mente que as nossas emoções influenciam diretamente o nosso estado de saúde, nada melhor para promover o sistema imunitário do que uma noite bem dormida. Quando ficamos mais ansiosos a função do hipotálamo fica comprometida, este regula algumas das defesas naturais do nosso corpo.
Lembre-se que somos todos humanos e neste momento difícil para o mundo é natural que estejamos mais vulneráveis. Não se culpe sobre aquilo que sente, mas não deixe que essas emoções o consumam durante todo o dia.


Como referimos anteriormente deixamos alguns conselhos para que juntos ultrapassemos este momento da melhor maneira possível.


1. Filtre a informação


Na sociedade moderna é constante a partilha de informação, seja através da televisão, da rádio ou das redes sociais. Mas isto pode ser contraproducente quando queremos manter-nos calmos em situações como a actual. É importante que filtre toda a informação que lê ou vê, procure fontes fidedignas como a OMS (Organização Mundial de Saúde) ou a DGS (Direção Geral de Saúde) para saber mais sobre o vírus covid-19. Não assuma que todas as notícias nas redes sociais são verdadeiras. Além de filtrar é importante que reduza a quantidade de informação que recebe, devemos manter-nos informados mas de forma moderada.


2. Mantenha a sua rotina


Não passe o dia todo de pijama, vista-se como se fosse trabalhar todos os dias. É importante que mantenha a sua rotina, acorde cedo, faça todas as refeições, se puder trabalhe a partir de casa. Tente realizar as tarefas e refeições no mesmo horário e crie uma rotina de trabalho e autocuidado.


3. Cuide do seu corpo


É importante que pratique exercício físico, este promove a produção de hormonas que atenuam a ansiedade e o stress. Agende um horário e comece de forma moderada, nos dias de hoje pode encontrar em várias plataformas digitais vídeos com todo o tipo de actividade física.
Alimente-se de forma saudável, faça todas as refeições de forma cuidada e equilibrada. Não consuma grandes quantidades de açúcar, podem elevar os níveis de stress. Opte sempre por legumes frescos e fruta. Atreva-se com novas receitas saudáveis e saborosas. Siga-nos nas nossas redes sociais e fique a par das receitas mais apetitosas que disponibiliza-mos para si.
Beba água, 1,5L por dia é o suficiente. Pode também optar por chás, batidos ou sumos.

 

4. Pratique a resiliência e o positivismo


Não entre em pânico, aprenda com a situação que estamos a passar, descubra a melhor forma de lidar com o que estamos a viver, e lembre-se que tudo vai passar.
Tente manter-se positiva/o, pense em coisas boas. Na viagem que fez e foi maravilhosa, em quem ama, em pequenas coisas que a/o fazem feliz. Pratique a gratidão, generosidade, compaixão e amor. Apesar de sermos matéria também somos energia, eleve a sua energia e emane apenas coisas positivas.
Seja grato por ter quem ama perto de si, por ter um lar, uma cama e comida na mesa. Faça uma lista de 5 coisas que é grato, e leia todos os dias se for preciso.
Feche os olhos e imagine um cenário positivo longe do caos e respire!

 

5. Utilize ferramentas de relaxamento


Existem várias ferramentas à nossa disposição para mantermo-nos mais relaxados e menos ansiosos. Algumas técnicas de respiração, meditação ou a prática de yoga.
A respiração diafragmática é uma destas técnicas, ajuda a relaxar, alivia a tensão muscular e o stress. Para além de oxigenar todas as células do nosso organismo. O Yoga e a meditação também trazem vários benefícios para o corpo e a mente. Fique atenta/o voltaremos a este assunto brevemente.

6. Comprometa-se a trabalhar em si


Agora que tem tempo pode começar a investir em si, nas suas fraquezas e dificuldades, para que quando a quarentena acabar o/a leitor/a tenha evoluído e aprendido com a experiencia. Utilize vídeos, livros, filmes ou cursos online.
Existem vários livros que podem ajudá-la/o, além de que a leitura é extremamente relaxante e benéfica. Ou pegue naquele livro que comprou há muito tempo e nunca chegou a ler, nunca deixe a leitura a meio.
Os cursos online também são uma excelente opção, pode começar a estudar inglês como sempre desejou, ou espanhol, ou perceber melhor sobre culinária. Tem um mundo por explorar, pode faze-lo através de escolas online, ou até pela plataforma do Youtube onde encontra vários conteúdos à sua disposição.


7. Distraia a sua mente


Procure fazer atividades que o distraiam dos pensamentos negativos, através da música, filmes, séries ou receitas de culinária.
Pode procurar actividades com a família, principalmente se tiver crianças, crie jogos e deixe a diversão dominar. São importantes momentos em família para que se sinta calmo e feliz.
Faça videochamadas a amigos e familiares para que se sinta acolhido e acompanhado, lembre-se qua não está sozinho. Pode reunir ao jantar toda a sua família através de um simples telefonema.

8. Amor e solidariedade


O amor é o que nos acalma a alma, todos nós gostamos de recebê-lo e de dá-lo por mais que o neguemos. Numa altura em que todos temos as vidas do avesso, de uma forma tão abrupta, é sempre reconfortante o amor, seja num abraço, num beijo ou em palavras. Aquele amo-te que adiou durante alguns dias a alguém deve dize-lo agora, aos seus filhos, pais, irmãos e amigos. Ligue, escreva ou diga algo reconfortante aos seus, algo que vibre amor. E não seja comedido nas palavras.
É também importante ser solidário com quem mais precisa, pergunte aos seus vizinhos mais idosos se precisam de ajuda, proteja-os, ofereça auxilio. Procure manter contacto com os seus familiares mais idosos para que não se sintam sozinhos. Lembre-se de quem mais precisa, alguém que possa ajudar com muito ou pouco, deixamos ao seu critério.


9. Mantenha-se Get It


Por estar de quarentena não quer dizer que deva desleixar os cuidados com a nutrição, pelo contrário deve manter-se mais focada que nunca. Continue no seu plano alimentar e com a suplementação que já faz.
Utilize os protocolos em casa, como os suplementos, cremes, serúns ou cápsulas. Sempre que necessitar estamos ao seu dispor.
Mantenha a sua leitura em dia com os nossos ebooks. Pratique as receitas, dicas e conselhos do blog.
Fique sempre atenta ás novidades e informação que disponibilizamos, aproveite os nossos descontos para continuar a sua caminhada do corpo perfeito.
Estamos consigo, com amor e esperança Get It Team.



Para finalizar deixamos um poema sobre esperança, para que se mantenha positiva e tranquila de que vamos todos ficar bem.

À DESCOBERTA DO AMOR



Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.

Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.


Mahatma Gandhi




1 comentário

Larissa Moreira

Lindo poema, adorei as dicas e sugestões.
Obrigado team get it, já retomamos os tratamentos.
Vocês são 5 estrelas!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos