GET It blog

O Perigo da Gordura Visceral

Já ouviu falar da gordura visceral?

Sabe quais os riscos desta gordura?

E como pode combatê-la?

 

É uma gordura silenciosa mas bastante perigosa, por norma a nossa preocupação é sempre o peso, mas a gordura visceral significa um risco elevado e que pode trazer muitos dissabores para a nossa saúde.

A gordura visceral acumula-se na cavidade abdominal, entre os órgãos como o estômago, o pâncreas ou o fígado. A sua função é proteger os nossos órgãos e mantê-los no seu devido lugar. No entanto, quando esta gordura se encontra em excesso pode ser prejudicial para a nossa saúde. Existem determinados limites, tanto para os homens como para as mulheres, que determinam se esta gordura se encontra em excesso no nosso organismo. É um problema que atinge indivíduos com excesso de peso e também indivíduos magros.

Este tipo de gordura quando se encontra em níveis elevados cria riscos para a nossa saúde, influência o funcionamento do sistema hormonal, aumenta a resistência à insulina, compromete o sistema cardiovascular, podendo desencadear doenças cardíacas, e pode estar também relacionado com o aparecimento da doença de Alzheimer.

A medição desta gordura pode ser feita através de uma balança de bioimpedância, os valores não devem passar dos 3/4, através da palpação ou medição do perímetro abdominal. Relativamente à medição do perímetro abdominal nas mulheres os valores de risco são 88,9 cm ou mais, e nos homens 101,6 cm ou mais.

É importante que esteja atento/a a estes valores, não só por uma questão de peso, mas também pelos riscos que representam para a saúde. Como dito anteriormente as pessoas magras podem apresentar valores elevados.

Por norma, a má alimentação e a falta de exercício físico são as principais causas para o aumento da gordura visceral.

É essencial mudar hábitos de vida para evitar os perigos associados ao excesso de gordura entre as cavidades. Uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercício físico e trabalhar a componente mental e emocional, são práticas a seguir para eliminar esta gordura. Muitos estudos associam o stress e a ansiedade com a acumulação de gordura visceral.

A Get It tem como missão ajudá-lo, a mudar de hábitos, a criar um novo “Eu”, não deixe esta mudança para amanhã, para a semana ou para o ano que vêm. Inscreva-se no nosso desafio por si, pela sua saúde e pelo seu bem-estar.

Dê o primeiro passo por si, e para si.

Share:

Publique um comentário!