Metabolismo: Lento ou Acelerado?

Certamente que tem um amigo que come, come e come e não engorda, ou então uma prima que passa a vida a fazer dieta , que tem uma alimentação equilibrada e não consegue perder peso.

Será que está tudo relacionado com o metabolismo?

Na procura de uma solução para perder peso, o que ocorre naturalmente as pessoas são as dietas rigorosas e por vezes exageradas, a maioria esquece ou não sabe que acelerar o metabolismo também ajuda a perder peso.

Ao acelerar o metabolismo, o corpo converte os alimentos em energia necessária tanto para ações voluntárias como andar, correr e comer, como para ações involuntárias como a respiração, circulação do sangue e crescimento celular. Ao ser acelerado, o metabolismo faz com que o nosso corpo queime gordura durante mais horas. E nem precisa de estar a fazer exercício físico.

Um metabolismo acelerado queima mais calorias em  processos como a digestão, absorção e transporte de alimentos pelo corpo. O segredo para o conseguir passa por consumir alimentos que permitam acelerar o metabolismo.

E que alimentos são esses que permitem acelerar o metabolismo?

Chá verde, chá preto, canela, que além de acelerar o metabolismo, estabiliza os níveis de glicemia e controla os picos de fome e a vontade de doces, gengibre, que possui também a função anti-inflamatória, antioxidante e auxilia no processo de digestão, café, pimenta, malagueta e água fria, pois ao entrar no organismo, a água precisa de ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico, além de diminuir o apetite ao ser consumida uma hora antes da refeição.

O metabolismo e a ingestão diária de calorias são dois fatores que mais influenciam o peso corporal. Pessoas com metabolismo acelerado apresentam um maior gasto de energia, e por esse motivo, têm uma maior tendência para perder de peso. O contrário se passa com as pessoas com metabolismo lento, que por necessitarem de menos energia, tendem a acumulá-la, o que consequentemente leva a um aumento de peso.

 

Como saber se o seu metabolismo é acelerado?

Por norma, quem tem o metabolismo acelerado, tem mais energia, a digestão é mais acelerada, o que provoca menor saciedade, e consequentemente fome, e ao comer promove mais energia ao organismo. Uma pessoa com um metabolismo acelerado também tem tendência para perder peso com facilidade, no entanto convém ter atenção porque por vezes perdemos peso mais rapidamente pelo stress, doença ou depressão. Outro sinal de uma pessoa com o metabolismo acelerado é ter mais fome pela manhã, de forma a repor energia ao organismo devido ao jejum nocturno.Empty notebook and berries Premium Photo

1 comentário

Manuela Cravidao

Preciso emagrecer 20kg.O que fazer

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos