O Que é a Saúde

“ A saúde é uma interação dinâmica entre o organismo individual e o ambiente em que vive, em que se produz o mínimo de stress, permitindo uma adaptação, movimento e desenvolvimento ótimos.”

- William Tara

 

Incontestavelmente a saúde é um bem precioso e ambicionado por todos, sem exceção. Ter saúde significa equilibrar diferentes aspectos da nossa vida, vida pessoal, profissional, familiar a alimentação etc, e encaminhar todas estas vertentes na mesma direção.

A saúde não é apenas um bem-estar físico ou a ausência de sintomas patológicos, o seu verdadeiro significado é ostentar uma sensação de plenitude, riqueza, integridade e espiritualidade.

A palavra doença> tem origem etiológica em malade ou malato, que deriva das palavras male habitual ou maus hábitos. O que significa que através dos maus hábitos perdemos a saúde.

O verdadeiro problema está na forma como abordamos o tema saúde e doença, acreditamos que as doenças são causadas por factores exteriores a nós, como os vírus, às bactérias, a genética e o stress. Considerando a doença um inimigo a abater, sem nos responsabilizarmo-nos pelos nossos maus hábitos alimentares e estilo de vida. Claro que existem causas exteriores a nós, que nos deixam enfermos.

No entanto, a maioria das doenças que assolam a sociedade actual, como a diabetes, o cancro, doenças cardiovasculares, a depressão e a obesidade, estão diretamente ligadas à nossa má alimentação e estilo de vida actual.

O que significa que é necessário mudar, começar por assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar. Do que interessa ter dinheiro, sucesso ou relações harmoniosas, se não pudermos usufruir da saúde necessária para os apreciar.

 

 

Seja a mudança, construa um novo “Eu”, por si e para si.

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos