A SUA LUTA É INTERNA!

Assim no curso da vida, o homem adquire muitas condições, assimila muitos personagens, muitos “eu”. Porque cada um passa a falar por si, usando “eu” e “mim”, ao se manifestar”.

Jean Vaysse

 

Todos os seus “EU´s” querem mandar, e nenhum quer ser mandado. Para que entenda como o problema se manifesta em todos nós, vamos examinar a interação das nossas várias personalidades internas. Tomemos como exemplo duas que nos são bastante familiares: o Gordo e o Magro.

Você já decidiu fazer dieta?

Digamos que sim, em uma tarde de sábado, está a ver uma competição de atletismo onde a habilidade e a força dos atletas provocam-lhe uma admiração.

Está sentado ao sofá a comer uma sandes, depois a segunda. De repente, alguém dentro de si acorda e diz:

-O que é isso? Quanta gordura!

Estás fora de forma! Faz alguma coisa!

Acontece com qualquer um. Uma voz interna condenar nossas atitudes e a nossa aparência. Este personagem iremos chamá-lo de o “MAGRO”.

Quem é o Magro? É aquele que emprega palavras com disciplina, exercício, organização. Intolerante, “dono da verdade”, detalhista, um tirano compulsivo—o Magro.

O Magro detesta gente gorda. Não aguenta ficar sentado. Precisa estar em constante movimento. Vive para agir.

O Magro assumiu. CUIDADO. As coisas irão mudar.

Então subitamente tira todos os alimentos que engordam da lista Reasons Why You Should Not Eat Fast Foodde compras, do frigorifico e dos armários; compra uns tênis e roupa desportiva. Tudo vai ser diferente, é uma nova vida que começa. Você planeia a nova rotina: levantar-se às 5 horas, correr 5 km, tomar banho às 6h, torrada integral, café sem açúcar, ir de bicicleta para o trabalho; chegar a cas às 19h, correr mais 3km e finalmente dormir às 22horas. O mundo está diferente! 

Você consegue. Na segunda-feira, já perdeu 1 quilo. Deita-se já a imaginar a vencer próxima maratona. Porque não? Como as coisas vão é só uma questão de tempo.

Na terça-feira à noite, sobe novamente à balança. Menos meio quilo! Espetacular.

Na quarta-feira, corre uma hora pela manhã mais meia hora à noite. Quando sobe à balança a expectativa é grande. O que a balança irá dizer? E o que vê …NADA. Não perdeu sequer uma grama.

O desânimo começa a instalar-se, sente uma pontada de irritação.

“Depois de tanto trabalho? Tanto esforço e suor? E… nada? Não é justo”. Acaba por afastar esse pensamento e dizer calma amanhã é outro dia e vai para a cama. No entanto, de certo modo, alguma coisa mudou.

E então na quinta-feira descobre o que mudou.

Chove e faz frio.

Algo parece diferente.

O que é?

Por um ou dois minutos, não percebe.

Então, faz-se luz: existe outra pessoa dentro de si!

É o GORDO!

Ele voltou!
Ele não quer correr.

Na verdade, nem quer sair da cama. Está frio lá fora. “Correr?” Estás a gozar! O Gordo não tem nada a ver com isso. O único exercício que interessa é comer. E de repente você está dentro do frigorifico. O seu principal interessa passa a ser a comida.

O Gordo voltou a assumir a direção do espetáculo.

Acontece com todos nós, a todo o instante. Porque fomos levados a pensar que somos apenas uma pessoa. Assim, quando o Magro resolve mudar as coisas,6 doenças causadas pelo sedentarismo - Riscos, causas, tratamento pensamos que a resolução é nossa. E quando o Gordo acorda e muda tudo novamente também pensamos que somos responsáveis pela decisão.

Mas não se trata de uma atitude independente. O Magro e o Gordo são personalidades completamente diferentes, com necessidades, interesses e estilos de vida diversos.

Por isso não gostam um do outro, pois desejam coisas diferentes.

Quando você se torna o Magro faz promessas a serem cumpridas pelo Gordo; e quando é o Gordo faz promessas para serem cumpridas pelo Magro.

NÃO SE PODE SER OS DOIS. UM TEM DE PERDER E AMBOS SABEM DISSO.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos