Emagrecer Depois Das Festas: Detox

O mês de Dezembro é repleto de coisas boas, celebramos o amor, a compaixão, a família, os amigos  e principalmente a partilha. É neste espírito de Natal e Ano novo que somos abalroados com banquetes cheios de doçuras e gorduras. E claro, a balança reflete toda a abundância cometida durante as festividades natalícias.

Se uma das suas resoluções para 2020 é emagrecer, então está no sítio certo, a ler o artigo certo.

O primeiro passo, extremamente importante, para começar o ano novo a eliminar os quilos que ganhou no último mês é desintoxicar o organismo. Com os excessos que cometeu o organismo acaba por acumular maior quantidade de toxinas. Isto torna o metabolismo mais lento, causa inchaço, retenção de líquidos, pele sem brilho com uma tez baça e gera cansaço permanente, afectando a nossa disposição diária. Para além da alimentação pouco cuidada, o nosso organismo também produz resíduos e toxinas que resultam do normal funcionamento da actividade celular.

Quando desintoxica o seu organismo este funciona de uma forma muito mais eficaz, as digestões são mais rápidas, sente-se com mais energia, menos inchado/a e com uma pele muito mais saudável.

Para começar a desintoxicar o seu organismo é importante que consuma 1,5L de água por dia, para ajudar a acelerar o sistema linfático e na eliminação das toxinas.

Deve limitar o consumo de substâncias tóxicas no organismo, como o álcool, café, tabaco, açúcares refinados e gorduras saturadas. Prefira alimentos provenientes de agricultura biológica, onde não são usados pesticidas químicos, fertilizantes ou adubos.

Opte por alimentos antioxidantes que purifiquem o organismo. As fibras, por exemplo aceleram o processo de desintoxicação pois melhoram o trânsito intestinal, e a eliminação de resíduos e toxinas.

Os cereais integrais, as frutas, legumes e vegetais devem ser consumidos em maior quantidade. Alimentos com acção depurativa também devem fazer parte da alimentação. Tal como, os brócolos, rábano, repolho, couve-de-bruxelas, nabo, agrião, rúcula, rabanete e couve-flor. Estes legumes estimulam enzimas desintoxicantes presentes no nosso organismo. Para além de conterem um valor nutricional riquíssimo.

É ainda importante mencionar que deve realizar actividade física para auxiliar no processo de desintoxicação. Apenas 15 minutos de exercício físico promove o metabolismo e auxilia na eliminação de detritos celulares e toxinas.

A desintoxicação do organismo deve ser feita pelo menos duas vezes por ano, não tem necessariamente de ser depois das festividades natalícias. É uma prática importante para a nossa saúde e bem-estar, tanto físico como mental. Pode fazê-lo no período de 1 semana até um mês, desde que o consumo de alimentos com qualidade nutricional esteja presente.

Deixamos uma sugestão para começar o seu processo de desintoxicação.

Sumo de cenoura e beterraba, pode ingerir de manhã, ao pequeno almoço, ou durante os seus snacks. A cenoura melhora o funcionamento do fígado e a digestão dos alimentos, facilitando o processo de desintoxicação. A beterraba é essencial para purificar o sangue.

É também bastante benéfico o uso de drenantes para desintoxicar o organismo, promover a ação do sistema linfático, acelerar o metabolismo e eliminar a retenção de líquidos. O Drena It é também um potente desintoxicante que contém gengibre, limão, chá verde, entre outros. Pode usar 2 vezes ao ano por um período de 3 meses.

Ingredientes

  • 1 Cenoura
  • ½ Beterraba
  • 2 Laranjas

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea. Se o suco ficar com uma consistência muito grossa, adicionar meia chávena de água.

Para um efeito desintoxicante deve beber pelo menos 2 copos por dia.

 

 

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos